quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Profissional demora mais de 6 meses para atualizar currículo, diz pesquisa

Levantamento realizado no site vagas.com.br mostra que a maior parte dos profissionais pesquisados demoram mais de 6 meses para atualizar seus currículos. Para especialistas, participar de um curso de especialização, melhorar a fluência em outro idioma ou adquirir experiência em projetos importantes não ajudam a impulsionar a carreira se não forem registradas de maneira adequada.

O levantamento foi feito em dezembro do ano passado por meio da base de 5 milhões de currículos cadastrados no portal de carreira.

Na faixa etária de 21 a 30 anos, os profissionais que passam mais de 6 meses sem incluir novas informações no currículo representam 54,7% dos pesquisados; na faixa de 31 a 40, o índice é de 57,7%. Já entre os profissionais mais experientes, de 41 a 50 anos, o índice é ainda maior: 58,6%.

“É um dado alarmante. Com a facilidade de atualização, os jovens estão levando muito tempo para incluir informações relevantes sobre a sua evolução profissional. Eles podem perder oportunidades interessantes por não informar quais cursos estão frequentando, onde estão trabalhando ou até mesmo sobre uma experiência adquirida em outra área”, conta Fernanda Diez, gerente de relacionamento da Vagas Tecnologia.

Veja dicas da especialista de como manter o currículo atualizado:

Currículo online: diferente da versão em papel, inclua o máximo de informações relevantes e detalhe as atividades vivenciadas. No online, os recrutadores necessitam de diversas informações para cruzar os critérios disponíveis no sistema de busca de candidatos. Algumas palavras-chave, como trainee, mineração, inglês, podem ser as escolhidas pelo recrutador na hora de identificar o perfil ideal do candidato.

Português: revise no mínimo três vezes todo o texto que você inserir no currículo. Erros ortográficos e de digitação prejudicam a impressão que você quer passar ao recrutador.

Objetivo profissionalé o campo mais importante, não é aconselhável a frase "a critério da empresa". Pode ser que você transmita a imagem que não sabe o que quer. Tente, então, identificar quais as grandes áreas de atuação que lhe interessam.

Trajetória profissional: inclua apenas o que for relevante e que reflita suas aptidões.

Atualização: o currículo tem que ser o mais atualizado possível, trazendo cursos, experiências e objetivos. Um currículo atualizado pode gerar mais oportunidades de entrevista
.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário