quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Projeto Sertão evangeliza em Pernambuco


Na semana passada, a Igreja Batista da Lagoinha  foi surpreendida com o falecimento de Karine Dias (19). O primeiro relato publicado no site Lagoinha.com  sobre os fatos que envolveram o acidente foram relatados por outra jovem, Ana Cláudia Lemos, que estava junto a Karine no Projeto Sertão 2013.  O Projeto  aconteceu de 9 a 27 de janeiro, em Quixába, Pernambuco. A cidade tem 6 mil habitantes e foram evangelizados no total 594 pessoas; praticamente 10% da população. Esse foi o primeiro e único Projeto Sertão que Karine participou.
Ana Cláudia, 24 anos, já é quase uma veterana nesse tipo de evangelismo. Pertencente ao ministério Mocidade Dependente de Deus, da Lagoinha, Ana Cláudia é membra de Lagoinha desde 2002, mas participa do Projeto Sertão desde o ano em que se formou no Carisma, 2010. “O foco do projeto é ganhar vidas para Jesus. O objetivo principal não é número. Evangelizamos nas ruas, de casa em casa. Usamos o método ‘As quatro leis espirituais’. Mostramos às pessoas como elas podem obter mais de Jesus por meio da Bíblia, as visitamos até o último dia do projeto”, conta Ana Cláudia. A equipe ainda usou dois outros tipos de evangelismo: teatro na praça e impacto com o filme “Jesus”.
O grupo do Projeto Sertão 2013 era formado por 33 jovens oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Feira de Santana e Belo Horizonte. Todo o trajeto de ida e volta foi feito de ônibus, o mesmo que utilizam há anos e que, infelizmente, quebrou várias vezes na viagem deste ano.
O Projeto Sertão é dirigido pelo missionário Miguel Adailton, da Missão Ágape Sertão. Para aqueles que nunca foram ao projeto, existe um treinamento com missionários locais, pois evangelizar no sertão é diferente de evangelizar, por exemplo, nos grandes centros. “Além desse treinamento, visitamos um trabalho que estava sendo executado pela Banda Sal da Terra, em João Pessoa, PB”, conta Ana. Ela relata ainda que, apesar de terem tido um patrocínio no combustível, cada participante precisou levantar R$ 1.090,00 reais para custear todas as suas despesas.
Essa mobilização em prol dos sertanejos acontece duas vezes ao ano – janeiro e julho – de preferência retornando à cidade onde foram da última vez. “Voltando à cidade de Andaraí, encontrei uma moça chamada Maria Alice (36), que foi evangelizada em janeiro e julho de 2012. Agora, em janeiro de 2013, a encontrei e o marido totalmente restaurados e libertos da bebida”, comemora Ana Cláudia.
Além de Ana, vários jovens de nossa igreja já participaram do Projeto Sertão: Daniele Ribeiro (2010), Camila Vasconcelos (2011), Lorena, Samuel, Débora, Dani, Camila e Elines (2012), e Karine (2013). Ana e Karine se conheceram um dia antes do projeto deste ano e chegaram a atuar juntas numa peça de teatro. “Durante a viagem Karine demonstrava o tempo todo uma vida entregue a Deus. Ela era uma menina de oração. Foi uma pessoa muito especial, que deixou muitos amigos”, lembra Ana Cláudia.
A parada na cidade de Andaraí, onde Karine faleceu, foi planejada. Seria feito um documentário ali. “Eu estava com Karine na hora do acidente, mas não tão perto, pois parece que Deus tirou de perto as pessoas que sabiam nadar como eu. Quem sabe nadar, provavelmente não mediria esforço, perigo ou a força da água para tentar salvar as pessoas, então a tragédia poderia ter sido muito maior. O lugar não é perigoso. Milhares de pessoas passam por aquele lugar e nunca acontece nada”, relembra Ana.
Quem desejar saber mais sobre o Projeto Sertão, ligue ou escreva para Ana Cláudia, (31) 9132-1751, e-mail aninhalemos_g5@hotmail.com.

Fonte: Lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário