quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Projeto “Mais Água” leva dignidade e água potável a comunidades carentes


Devido à ausência de chuvas, os casos de falta de água pelo país têm se agravado e sido exibidos pelos noticiários, bem como a preocupação das autoridades públicas em procurar soluções capazes de sanar o problema. A população também deve se posicionar diante desse problema, realizando um consumo consciente da água, evitando o desperdício.
Nesse contexto em se posicionar na busca por soluções que possam ajudar a amenizar os problemas causados pela falta de água no Brasil, é notório e louvável o trabalho que vem sendo realizado pelo Projeto “Mais Água”, ação social pertencente ao Instituto Livres Para Adorar.
Com o objetivo de levar dignidade e atender as necessidades da população que sofre com a seca, que já é considerada a pior dos últimos 50 anos, o Projeto “Mais Água” procura elaborar formas para as comunidades do sertão nordestino terem acesso à água potável e, com isso, minimizar os danos causados pela seca. Um grupo de jovens vem atuando no local, tendo como foco ajudar pessoas que estão vivendo em extrema miséria: sem água, alimento e renda.
Ações do Projeto “Mais Água”
Sua atuação acontece em comunidades carentes com plano de ações de curto, médio e longo prazo. Esses planos são realizados a partir da mobilização de pessoas, que aliam recursos financeiros e físicos a favor do sertão.
Em março de 2013, o projeto entregou para a população da comunidade quilombola Baixão, na cidade de Betânia do Piauí, no estado do Piauí, a primeira máquina dessalinizadora de água com capacidade para abastecer mais de 1.300 pessoas e duas escolas públicas da região, com água potável diariamente.
Cidade de Betânia do Piauí é beneficiada com água potável / Foto: Arquivo do Projeto Mais Água
Cidade de Betânia do Piauí é beneficiada com água potável / Foto: Arquivo do Projeto Mais Água
E, em outubro de 2013, ele entregou para a população da cidade de Capitão Gervásio a segunda máquina, que foi instalada em poço artesiano com cerca de 60 metros de profundidade. A iniciativa atende mais de 2 mil pessoas.
Cidade de Capitão Gervásio é beneficiada com água potável / Foto: Arquivo do Projeto Mais Água
Cidade de Capitão Gervásio é beneficiada com água potável / Foto: Arquivo do Projeto Mais Água
O processo de dessalinização é um dos métodos mais eficazes para a resolução dos problemas de água. Esse sistema não só retira o sal da água, bem como realiza seu tratamento e, consequentemente, faz com que a qualidade de vida da população tenha uma melhora significativa, já que passou a ingerir água apropriada para o consumo humano.
Já no ano de 2014, as cidades de Acauã – sertão do Piauí – e Quiterianópolis, localizada no estado do Ceará, foram contempladas com dessalinizadores que beneficiam centenas de pessoas com água potável diariamente.
Foto: Arquivo do Projeto Mais Água
Máquina dessalinizadora de água / Foto: Arquivo do Projeto Mais Água
Além da distribuição de água, o trabalho também realiza construção de casas e faz doações de colchões e comida.
Foto: Arquivo do Projeto Mais Água
Contrução de casas em comunidades carentes / Foto: Arquivo do Projeto Mais Água
Instituto Livres Ser
É um projeto social realizado, desde 2006, na capital de São Paulo, que acolhe crianças em situações de abandono, negligência, maus tratos e orfandade. Ele é liderado pelo pastor e vocalista da banda Lives, Juliano Son, que saiu de São Paulo, em 2013, para evangelizar e promover ação social em comunidades do sertão do estado do Piauí.
Juliano Son / Foto: Arquivo do Projeto Mais Água

Fonte: Lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário