quinta-feira, 19 de maio de 2016

Dica de Leitura:Contra A Idolatria Do Estado | Franklin Ferreira


Os cristãos sempre se viram em contraste com alguns valores políticos, com a realidade que permeia o governo; mas não necessariamente soube como reagir, ou se posicionar mediante às controvérsias. Este livro fala sobre tomada de posições, concepções entre política e religião, assuntos tomados como que não se discutem; com base completamente bíblicas e com observação de fatos históricos, que chama para tomada de decisões e ideologias em termos políticos e com valores cristãos.
“É justamente pelo fato de a humanidade ser uma instituição criacional que sua função é reunir os homens numa família sob a autoridade de Deus. Todavia, a realidade do pecado produz uma força desintegradora que deteriora a correta ordenação e solidariedade entre os seres humanos, impulsionando-os à anarquia. Assim, segundo Kuyper, o Estado foi estabelecido por Deus em razão da entrada do pecado na ordem criada. E a autoridade do magistrado deriva de Deus, pois “por mim reina os reis” (Pv 8.15). O estado então, é um servo de Deus a fim de que a ordem e o bem sejam protegidos do caos, da violência e do mal.” (Franklin Ferreira; sobre Igreja e estado na visão reformada, p. 202)
Ferreira, Franklin possui bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. É diretor e professor de teologia sistemática e história da igreja no Seminário Martin Bucer, em São José dos Campos, São Paulo, e consultor acadêmico de Edições Vida Nova. Escreveu os livros “Teologia Cristã”, “Avivamento Para a Igreja” e foi coautor de “Teologia Sistemática” em conjunto com Alam Myatt, e “A Igreja Cristã na História”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário